domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher




No dia 25 de Março de 1911, 130 mulheres foram trancadas dentro de uma fábrica têxtil e queimadas vivas, por terem entrado em greve e reivindicado redução do horário de trabalho para as 10 horas (eram 16h) e salários iguais aos dos seus colegas homens (recebiam menos de um terço).

Mais situações foram surgindo, onde movimentos de operários começaram a reagir à exploração desenfreada e foram-se organizando protestos em cima de protestos onde se reivindicava o fim do trabalho infantil e uma melhor remuneração.
No entanto a igualdade do género nunca era contemplada nestas reivindicações. Por mais que as trabalhadoras argumentassem, o seu salário era visto como complementar ao do marido, e um pedido de salários iguais poderia levar a outro tipo de exigências...mas essa luta foi sendo ganha!

Este dia simboliza a luta popular, sindical e feminista e celebra as conquistas da mulher na luta por direitos iguais.

E porque precisamos deste dia?! Porque infelizmente é bom lembrar que no século XXI , ainda existe discriminação com base no género. Ainda há empresas que discriminam nos salários, na "liberdade" da mulher poder ser mãe....mais facilmente uma mulher é apontada como incompetente ou ridicularizada que um homem...entre tantas coisas....

A todas as mulheres: sempre bons dias! E já agora também para aqueles homens que entendem do que falamos aqui.

Sem comentários: